Empréstimos Lívia Ribeiro

Pesquisar no blog

Carregando...

IMAGEM DA SEMANA

IMAGEM DA SEMANA
Bela Cruz tem sido abençoada com as chuvas que caem no municipio. No entanto, com uma falta de estrutura adequada, os moradores tem sofrido com alagamentos. FOTO: Arleane Carvalho

RANCH ITALIA

Plasfran

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Manoel Duca lamenta queda na produtividade do caju

O deputado Manoel Duca (PRB) lamentou, na sessão plenária desta quarta-feira (25/05), a queda gradual na produtividade do caju. “O Ceará ainda é o maior produtor de caju do Brasil, digo ainda, porque daqui a pouco perderemos esse posto para os estados do Piauí e Rio Grande do Norte”, frisou.

Conforme o parlamentar, a cultura do caju está em todo o Ceará. “Se o caju alcança milhares de pessoas, porque o Governo não dá uma assistência e um maior incentivo para que a fruta volte aos tempos áureos. Não dá para entender o estado ser o menos atingido em termos de cobertura financeira”, protestou.

Manoel Duca sugeriu que seja feito o aproveitamento do pedúnculo da fruta. “O agricultor sai dos campos porque o Governo não dá condição. Precisamos de soluções para manter esses trabalhadores em suas cidades”, defendeu.

Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) destacou que o caju sofreu mais na zona Norte. “Além desses problemas lembrados, a castanha de fora está chegando aqui a um preço menor do que o nosso. Precisamos de um esforço concentrado e uma solução para essa importante economia”, pontuou.

O deputado Leonardo Pinheiro (PR) afirmou que a cultura do caju é de grande relevância para o Estado. “Vamos pedir um maior incentivo do Governo. Podemos debater esse tema na Comissão de Convivência com o Semiárido que vamos implantar”, ressaltou.

Já o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) lembrou que o algodão e a lagosta, por exemplo, foram produtores de grande peso. “Infelizmente esses produtos foram perdendo a sua importância na pauta de exportação, mas o caju ainda tem grande peso. Vamos estudar caminhos para abrigar o caju e incentivar sua produtividade”, concluiu.



 
Image and video hosting by TinyPic

0 comentários:

Postar um comentário