Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Faltando menos de um mês para o carnaval apenas 4 prefeituras abriram licitações para realizar Carnaval. Em Acaraú, empresa privada realizará a festa

A maioria dos municípios do interior do Ceará ainda avalia a possibilidade de promover a festa de Carnaval neste ano. Crises financeira e hídrica são os pontos mais citados entre os gestores como obstáculos para o evento. Em Acaraú, empresa privada realizará a festa
Aracati foi uma das quatro cidades cearenses que
já iniciaram processo de licitação para Carnaval 2016
A menos de um mês do Carnaval, apenas quatro prefeituras abriram processo de licitação para os festejos deste ano. A maioria dos municípios cearenses, portanto, ainda não decidiu ou não deve bancar a folia no próximo mês. Em meio a uma crise financeira que abala as finanças das cidades interioranas, somada à crise hídrica que assola o Estado ainda mais rigorosamente nos últimos anos, as administrações estão receosas para promover a festa neste ano.

O POVO conversou com algumas prefeituras e a maioria delas ainda não decidiu ou não deve realizar o evento. Falta de dinheiro é unanimidade entre os administradores. Muitos deles citam a grave crise hídrica que se arrasta mais fortemente desde pelos menos os últimos cinco anos. 

Dos municípios cearenses do interior, dois deles, Aracoiaba e Bela Cruz, estão leiloando o aluguel do espaço público para a promoção privada da festa de Carnaval. Os dados, obtidos do portal da transparência de licitações do TCM, indicam também que os outros dois municípios, Granja e Aracati, abriram certames para a contratação de prestação de serviços para a realização do Carnaval. 

Além destes, Paracuru confirmou à reportagem que deverá realizar o evento com dinheiro próprio. No entanto, gastando menos em relação ao ano anterior. Os gastos não haviam sido disponibilizados ainda, nem havia licitação aberta até ontem.

Indefinição

Antônio de Luma, secretário de Cultura de Barbalha, afirmou que a intenção do governo municipal é garantir a festa. No entanto, avalia que os festejos podem não ser realizados pela “contenção de despesas” e por atender recomendação do TCM, que pede a economia nos gastos pelos próximos meses.

O chefe de gabinete da prefeitura de Beberibe, Daniel Queiroz, disse que o município ainda avalia a promoção da folia, mas destacou o problema da seca como um possível motivo para um eventual cancelamento em uma das cidades que mais reúnem foliões no Estado.

Acaraú
Acaraú Fólia 2015 - Foto Tide: Andrade
Em Acaraú, a realização do carnaval de 2016 vai seguir o mesmo modelo de anos anteriores. O mesmo será realizado por uma empresa privada usando a praça pública. A empresa pagará ao município os impostos pelo uso do espaço e o serviço prestado. A prefeitura apoiará com segurança e serviços de saúde nos arredores do evento. Aliás, desde meados de 1997 que o carnaval de Acaraú segue esse modelo.

Saiba mais 

Um levantamento parcial indica que a maioria dos municípios cearenses ainda estuda a possibilidade de promover o Carnaval ou decidiu por não fazê-lo. Crise financeira e problemas com abastecimento de água são os motivos mais citados para a não realização da festa com recursos públicos. 

Confira informações de alguns municípios

Haverá Carnaval:  Paracuru/Aracoiaba*/Aracati**/Bela Cruz*/Granja**
Não vai ter Carnaval:  Maracanaú/Guaramiranga/Parambu/Piquet Carneiro/Juazeiro do Norte
Ainda não houve decisão: Sobral/Barbalha/Beberibe/Jijoca de Jericoacoara/Morada Nova/Palmácia/Caucaia/Mauriti

* Municípios abriram licitação para alugar o espaço público para a realização privada da festa.
** Municípios abriram licitação para promover a festa de Carnaval.

Com Informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário