Você Repórter!

Você Repórter!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

ACARAÚ: Açude do Bal sangra após chuvas


Sangria do Açude Bal (Piscina)
Foto: Tide Andrade
Após o Açude Velho, no Distrito de Santa Fé sangrar na última semana, chegou a vez do Açude do Bal no bairro Pedrinhas, na sede de Acaraú, volta a sangar por conta das fortes chuvas que tem caído no município nas últimas semanas. Durante a sangria do açude do Bal, a piscina feita em seu sangradouro, e que por muitos anos foi ponto de encontro dos acarauenses voltou a encher, para a alegria dos moradores e pescadores do entrono do açude.

A piscina no sangradouro do Açude do Bal
já foi ponto de encontro dos acarauenses
Foto: Acaraú Pra Recordar
O Açude do Bal já foi um dos mais frequentados pontos de encontros dos acarauenses. Lá existia um balneário construído pelo Sr. Manoel Lousada, que hoje da nome a rua que passa ao lado do açude no bairro Pedrinhas. No balneário existia restaurante, bar, piscina, danceteria, sendo bastante procurado por famílias de Acaraú e região no final de semana. Era costume de quem vinha da praia de Arpoeira tomar um banho no Bal para tirar o sal.

Campanha de limpeza no Açude Bal
em 2015
Nos anos 90 o balneário foi desativado e o açude ficou abandonado. Hoje está poluído, já que moradores que residem as margens do açude tem jogado o esgoto, e lixos para dentro do açude. Em 2015, o município de Acaraú através da Secretaria do Meio Ambiente, escolas e ong's, realizaram uma campanha de limpeza do Bal e conscientização das famílias que moram as margens do açude, uma área de preservação permanente.


Com Informações do Blog Acaraú Pra Recordar
Foto: Tide Andrade/Acaraú Pra Recordar/Arquivo Blog O Acaraú!

0 comentários:

Postar um comentário