Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

AL homenageia Exército Brasileiro pelos 368 anos de existência


Para comemorar os 368 anos de nascimento do Exército Brasileiro e homenagear importantes figuras dessa história de bravura, a Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (14/04), sessão solene no Plenário 13 de Maio. A iniciativa foi do deputado Manoel Duca (PDT). “O povo brasileiro continua a dar sobejas provas de que crê e confia plenamente nessa honrada instituição secular. Sabemos que os militares de hoje são os mesmos do passado, que trazem em seus espíritos guerreiros os inabaláveis ideais de preservar nossa querida pátria livre, cuja honra, integridade e instituições juram defender perante a bandeira nacional”, destacou o parlamentar.

Segundo o deputado Capitão Wagner (PR), faz-se necessário destacar a necessidade de maior atenção do Governo Federal para as Forças Armadas, por serem instituições que prestam importantes serviços ao País na segurança, na saúde e na educação.

O general de Divisão da 10ª Região Militar, Marco Antônio Freire Gomes, lembrou a história da instituição e destacou as principais ações recentes, a exemplo da atuação efetiva da engenharia do Exército Brasileiro em grandes obras; o combate à seca em 143 municípios cearenses; as campanhas contra o mosquito Aedes aegypti, além da participação em eventos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, os encontros internacionais de cúpula, entre outros.

O dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril, data em que, em 1648, houve a primeira Batalha dos Guararapes, em Recife. Na ocasião, as forças terrestres brasileiras, liderados por André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão, derrotaram o invasor holandês. 

Durante a sessão, receberam placas comemorativas o tenente-coronel José Abinoan de Sousa Filho, comandante do 23º Batalhão de Caçadores; o coronel Francisco Carlos Machado Silva, comandante e diretor de ensino do Colégio Militar de Fortaleza; o general de Divisão Marco Antônio Freire Gomes, comandante da 10ª Região Militar, e o coronel Ayrton Nogueira Façanha. 

Compuseram a mesa, além do parlamentar Manoel Duca, o deputado Capitão Wagner; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Carlos Teixeira; o general de Divisão Marco Antônio Freire Gomes; o capitão dos Portos do Ceará, Leonardo Salema; o general de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira; a presidente da Liga da Defesa Nacional no Estado do Ceará, Margarida Borges, e o tenente-coronel Jeferson Ferreira Braúna, do Corpo de Bombeiros Militar. 

A banda de música da 10ª Região Militar do Ceará executou o Hino Nacional Brasileiro.

AL/CE

0 comentários:

Postar um comentário