Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

CHUVAS ABASTECEM LAGOAS DE JIJOCA

Com a chuva, população e os visitantes comemoram o enchimento das lagoas da região, tornando-se as principais atrações do parque ecológico nacional Apesar do grande fluxo de turistas que recebe semanalmente, Jijoca de Jericoacoara vive um dilema conhecido por muitos municípios cearenses: a seca. A Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul, em Jijoca, como também a Lagoa dos Homens, que está localizada ao lado da duna do por do sol e a Tatajuba, que fica no município vizinho, em Camocim, sofrem há sete anos com a estiagem e, de fato, a última vez que estiveram cheias em sua totalidade foi em 2009.

Segundo o secretário de turismo da região, José Bezerra, conhecido como Zé do Lixo, toda a população e os visitantes vibram quando chuva acontece, pois é o único momento no qual essas lagoas recebem um pouco mais de água, tornando-se as principais atrações do parque ecológico nacional. Para o secretário, a chuva não atrapalha o turismo, uma vez que a cidade está no período da baixa estação.

“Esse período é muito esperado com alegria, por conta que dentro do parque nacional criam-se diversas lagoas, riachos, a lagoa da Jijoca recebe água. Além da festividade, faz parte da nossa cultura aguardar esse período de chuva. Nos meses de abril e maio, a contemplação do enchimento das nossas lagoas, a cultura das atividades que são próprias para esse período, como o cultivo do milho, do feijão, e a população aproveita essa temporada que a gente chama de baixa, para realizar atividades internas, como manutenção dos seus veículos e equipamentos”, explica.

O secretário José Bezerra acrescenta que o percurso feito de Jijoca para Jericoacoara é quase todo na areia, mas não há o que se fazer por ser uma área de proteção ambiental. Mas parece que essa estrada não é um empecilho, a praia sempre está cheia.

Localizada a 295 quilômetros de Fortaleza, Jericoacoara é um dos principais destinos procurados do Brasil. A praia já foi eleita, inclusive, a 4ª melhor do mundo por um jornal americano. Jeri, como é chamada carinhosamente pelos visitantes, é o ambiente perfeito para o contato com a natureza e para a prática de esportes aquáticos, como kitsurf, windsurf e stand-up paddle.

A Vila possui 220 hotéis e pousadas, com capacidade para 7 mil leitos. A cidade conta também com o serviço de mil operadores de transporte que realizam os transfers e passeios de Jericoacoara para as localidades vizinhas.

Sendo também é o destino predileto de descanso para muitos artistas nacionais, como Zezé di Camargo, Daniela Mercury, Preta Gil, dentre outros.Quem já conhece, sabe que o local é encantador e que não dá vontade de ir embora.

FONTE: Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário