Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

CIENTISTAS ANUNCIAM MÉTODO MAIS EFICAZ PARA DESTRUIR OVOS DO AEDES

Cientistas anunciaram ontem ter desenvolvido um método eficaz e barato para destruir os ovos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e o Zika, recorrendo ao perfume dos próprios insetos para atrair as fêmeas. Os investigadores, do Canadá e do México, testaram o método em uma zona urbana e remota da Guatemala e concluíram ter destruído sete vezes mais ovos do que com as armadilhas comuns nas mesmas zonas.

O sistema inclui uma armadilha chamada ovillanta, criada a partir de duas partes de 50 centímetros de um antigo pneu, colocadas de forma a simular uma boca, dentro da qual é colocado um fluido leitoso e não tóxico, desenvolvido pela Universidade Laurentia, no Canadá, que atrai os mosquitos. O líquido está uma tira de papel ou madeira onde a fêmea do mosquito põe os ovos. Esta tira é removida duas vezes por semana, para monitoramento, e os ovos são destruídos pelo fogo ou com etanol.

A concentração de feromona aumenta com o tempo, tornando a armadilha cada vez mais atrativa para os mosquitos, escrevem os investigadores.

Sobral de Prima

0 comentários:

Postar um comentário