Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Sessão solene comemora 181 anos da Polícia Militar nesta quarta-feira

Para comemorar o aniversário de 181 anos da Polícia Militar do Ceará, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene nesta quarta-feira, 25, às 15 horas, no Plenário 13 de Maio. A homenagem foi requerida pelos deputados Capitão Wagner (PR) e Manoel Duca (PDT), com os parlamentares Bruno Pedrosa (PP) e Dr. Carlos Felipe (PCdoB) como subscritores.

Criada em maio de 1835, a Força Pública do Ceará foi o embrião da Polícia Militar do Ceará. À época, o senador José Martiniano de Alencar, pai do escritor José de Alencar, preocupado com a segurança da população cearense, assinou a Resolução Provincial n° 13, que fundou a instituição. Do seu surgimento até janeiro de 1839, o primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro Lourenço da Silva Castro.

Apenas em 4 de janeiro de 1947, a Força Pública receber a atual denominação: Polícia Militar do Ceará. Com uma história que se confunde com o Estado, a instituição teve importantes contribuições com eventos marcantes, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, a Revolução de 1930 no Estado, o combate ao Cangaço, dentre outros acontecimentos.

Com mais de 15 mil homens e mulheres compondo um efetivo, distribuídos por todos os municípios do Ceará, a Polícia Militar tem como missão o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública. Na ocasião da sessão solene desta quarta-feira, serão 37 homenageados, de diferentes patentes, com placas comemorativas.

AL/CE

0 comentários:

Postar um comentário