Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Solenidade comemora 150 anos da Batalha de Tuiuti, da Guerra do Paraguai

Para comemorar os 150 anos da Batalha de Tuiuti, ocorrida na Guerra do Paraguai, foi realizada, na tarde desta terça-feira, 10, sessão solene no Plenário 13 de Maio. A homenagem foi requerida pelo deputado Manoel Duca (PDT). “Hoje homenageamos o Exército Brasileiro, aqui representado pela 10ª Região Militar, pelo legado dos milhares de combatentes que tombaram com honra e glória na defesa da nação brasileira. Os valores de coragem, determinação e bravura deixados são hoje praticados e cultivados pelas gerações”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado Fernando Hugo (PP), a batalha evidencia a vitória da garra, da luta e da coragem. “Os eventos históricos patrióticos deveriam ser comemorados por todas as escolas do Brasil, para que tivessem eles todos a convicção total do quão importante são esses fatos na evolução histórica desse país amado chamado Brasil”, afirmou.

A Batalha de Tuiuti, conhecida como a Batalha dos Patronos, ocorreu em 24 de maio de 1866, em território paraguaio, envolvendo também a Argentina e o Uruguai. Na ocasião, destacaram-se o marechal Osório, o brigadeiro Sampaio e o coronel Mallet, consagrados, posteriormente, como Patronos das Armas de Cavalaria, Infantaria e Artilharia do Exército Brasileiro.

Segundo o comandante da 10ª Região Militar, o general de divisão Júlio Verde Campos de Oliveira, a sessão solene é um momento de reflexão do sentido de ser brasileiro, cultivando o sentimento de civismo e patriotismo na Casa do Povo.

Durante a solenidade, foram homenageados, com o recebimento de placas comemorativas, o Comando Militar do Nordeste e a 10ª Região Militar, representados pelo general de divisão Marco Antônio Freire Gomes; a Legião de Infantaria, por meio do general de divisão Júlio Limaverde Campos de Oliveira; o 23° Batalhão de Caçadores e o brigadeiro Félix Sampaio Farias (in memoriam), representados pelo tenente-coronel José Abinoan de Sousa Filho, bisneto do brigadeiro Sampaio.

AL/CE

0 comentários:

Postar um comentário