Você Repórter!

Você Repórter!

quinta-feira, 30 de junho de 2016

VÍDEO: FESTIVAL DE JIJOCA PRIORIZA BANDAS E CANCELA APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS


Durante todo o ano, o Ceará em peso se prepara para um dos festejos mais tradicionais da região. O São João, que faz parte do calendário cultural do Nordeste, é ditado pelo som da sanfona e pela apresentação das famosas quadrilhas Juninas. Mas em Jijoca, o evento tem perdido expressividade nos últimos quatro anos. A falta de incentivo e apoio tem apequenado os Festejos local, que já foi um dos mais concorridos do estado.

Nesta quarta-feira, 29, a abertura do Festival de Quadrilha foi marcado pela desordem e protesto dos quadrilheiros. Aqui, a promoção do show foi à parte, já que dos seis grupos que iriam se apresentar, dois foram impedidos de dançar, gerando transtorno entre os participantes e brincantes. O que a princípio era pra ter sido só um atraso, acabou por deixar de fora as quadrilhas Luar do Sertão (Sobral) e Festa na Roça (Itapipoca), causando revolta entre os quadrilheiros.

Houve muita confusão, empurra empurra, correria e intervenção da Polícia Militar. A informação  é de que as duas quadrilhas foram impedidas de se apresentar pra que a band contratada começa-se a tocar. Assim, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, e a sua Secretaria de Cultura, esqueceram a importância da a cultura representadas pelas apresentações das quadrilhas. Quadrilheiros subiram ao palco para protestas e a policia foi chamada para retirar os dançantes que vinheram de Sobral e Itapipoca para se apresentar.

Por volta de um mês, um dos grupos de Jijoca teve problemas para conseguir a inscrição e quase também fica de fora do Festival.

O Blog deixa o espaço aberto, caso a Secretaria de Cultura de Jijoca de Jericoacoara queira se pronunciar sobre o ocorrido.

0 comentários:

Postar um comentário