Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

ACARAÚ 167 ANOS: SAIBA QUEM FOI O ACARAUENSE QUE DÁ O NOME AO ESTÁDIO MAJOR BIÃO

O Estádio Major Bião, uma das primeiras praças esportivas do interior do Estado do Ceará leva o nome em homenagem à MANUEL DAMIÃO DA SILVEIRA, mais conhecido por Major Bião.

Era filho do comerciante João Batista da Silveira (o João Albano) e de dona Francisca Silveira. Era irmão de Manuel Filomeno da Silveira, Manuel Albano Silveira, Maria Hosana Silveira, Manuel Duca da Silveira, Manuel Cosme da Silveira (irmão gêmeo com ele).

Foi político por muitos anos em Acaraú, sempre ao lado do seu irmão, o Coronel Duca da Silveira. Foi Coletor Federal em toda a região do Baixo Acaraú por 37 anos. Casou-se com Dona Susana Giffoni da Silveira em 1917, em cerimônia realizada pelo Padre Antônio Tomás.

Major Bião e Dona Suzana tiveram 9 filhos: Maria Aquiléa Silveira Holanda; Maria Anatalia Silveira Copolla; Manuel Gifoni da Silveira; João Gifoni da Silveira (pai do Dr. Carlos Silveira); Geraldo Gifoni da Silveira; Francisco das Chagas Gifoni da Silveira; Maria Sulamita Silveira Cabral; José Gifoni da Silveira e Maria Silene Gifoni da Silveira.

Nascido no ano de 1895 no antigo Distrito de Bela Cruz, Manuel Damião da Silveira faleceu em Fortaleza no dia 30/12/1968. O Estádio Major Bião foi construído no ano de 1990.

Acaraú, 167 Anos de Emancipação Política

0 comentários:

Postar um comentário