Você Repórter!

Você Repórter!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Acaraú integra lista dos municípios mais eficientes do Brasil, segundo ranking do Jornal Folha de São Paulo e Datafolha

Acaraú aparece na lista dos municípios mais eficientes do Brasil, segundo ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha, que mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O Ranking de Eficiência de Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.

Pesquisa aponta Acaraú como município eficiente

Segundo os números apresentados pelo Jornal Folha de São Paulo, na edição do último domingo, 28, (matéria está no site do Jornal na internet), o maior município do Vale do Acaraú aparece em 7º lugar no Estado do Ceará, na faixa entre 50 mil e 200 mil habitantes e na 1.096ª posição em nível nacional.

Um dos destaques do investimento do município é na área de educação. De acordo com o Datafolha, a média nacional de gastos dos municípios com o setor é de 32% e Acaraú investiu 48%. A educação tem sido uma das prioridades da gestão municipal, que além de ter as escolas reformadas e ampliadas, construiu o Centros de Educação Infantil, investimento na capacitação dos profissionais da educação, e a construção de uma creche no bairro Sitio Buriti.

Na saúde, o município ficou dentro da média nacional com 24%, quando a Constituição determina que sejam investidos 18% nesta área. De 2013 a 2016, a Prefeitura de Acaraú reformou e ampliou  06 UBS (Unidade Básica de Saúde), inaugurou uma UBS e três estão em construção, além de uma UPA (Unidade de pronto Atendimento. O município ampliou o número de equipes de saúde da família de 08 para 28 garantindo atendimento de quase 100% da população.

Em saneamento, os investimentos do município de Acaraú também estão próximos a média nacional.

Veja os gráficos




0 comentários:

Postar um comentário