11Bets+

Volta às Aulas Papelix

Papelix

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

domingo, 14 de agosto de 2016

Agora Ficha Suja, ex-prefeito quer voltar a administrar o Acaraú


O ex-prefeito de Acaraú Pedro Fonteles dos Santos, o Pedim do Cleto (PMDB), que pretende concorrer as eleições para prefeito de Acaraú, poderá ter os seus projetos políticos para as eleições municipais deste ano frustrados. O nome do ex-prefeito apareceu na última relação de gestores com as contas reprovadas ou julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/CE).

A lista foi divulgada pela Corte no último dia 12 de agosto, ou seja, três dias antes do prazo de encerramento para o pedido de registro de candidatura. A lista foi entregue pelo TCM ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE). O ex-prefeito teve suas contas de 2012 julgadas irregulares pela Câmara Municipal de Acaraú, após o Tribunal de Contas emitir um parecer prévio pela desaprovação.

Mandato Polêmico

O ex-prefeito de Acaraú foi eleito em 2008, e concluiu um mandato bastante polêmico, sendo afastado do cargo em 2009 pela Justiça Eleitoral, voltando dois dias depois com uma liminar. Em 2010 foi afastado pela Câmara Municipal para que fosse apurada uma serie de denúncias sobre improbidade administrativa, voltando em cerca de onze dias depois também com uma liminar.

Entre as irregularidades estavam a ausência de pagamento de verbas previdenciárias de funcionários, irregularidade na demolição da rodoviária, empresa com ligação direta com a filha do ex-gestor vendendo diretamente para a prefeitura, pagamento de viagens e diárias para visitar filho de acarauense conhecido por Guri, que nem sequer filho tem, pagamento de serviços a empresa fantasma, indícios de superfaturamento na aquisição de medicamentos, e outras irregularidades.

Já em 2012, representantes do Ministério Público, os promotores de Justiça Patrick Augusto Correa Vasconcelos, Yuri Rocha e Igor Pereira Pinheiro, que investigavam a Comissão de Licitação de Acaraú, na qual chegou a ficar interditada por quatro dias, entregaram na Câmara Municipal de Acaraú, um relatório no qual apresentava varias irregularidades cometido pela Administração Pública, tendo sido detectado até aquele momento em que os promotores foram à câmara, já haviam constarado cerca de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais) em desvios, dinheiro mau empregado, justificativas fajutas em licitações fraudulentas e outras irregularidades, e apresentaram uma representação de impeachmente do ex-prefeito Pedim do Cleto.

O promotor Patrick Augusto chegou a dizer que a licitação de Acaraú era uma fábrica de licitações fraudulentas com a participação de empresas fantasmas.

Mesmo tendo uma administração cheio de polêmicas, administrando o município a base de liminares e não tendo conseguido a reeleição, tendo a sua gestão sido desaprovada pelo povo, vai tentar voltar ao poder.

Até aliados, reconheceu a má administração do ex-prefeito, tendo um deles inclusive publicado na internet durante a gestão do ex-gestor que "Infelizmente, é um defeito da democracia. A possibilidade de Incapazes chegarem ao poder, e lá, apesar de terem um bom coração, são dominados pelos abutres que vivem de assaltar o Povo". Ainda durante essa publicação, o aliado do ex-gestor que tinha importante cargo na administração, chegou a dizer que o município estava sem comando, e que todos mandavam, menos o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário