Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Morre nesta quinta deputado Professor Teodoro

O deputado Professor Teodoro (PSD) morreu na manhã desta quinta-feira, 18, aos 75 anos. O parlamentar estava internado desde terça da semana passada, no hospital Monte Klinikum. Nascido em 28 de dezembro de 1940, José Teodoro Soares fazia parte de uma tradicional família política da região norte. O avô dele, coronel José Theodoro Soares, fundou a cidade de Santa Cruz do Norte (hoje Reriutaba) em 25 de setembro de 1927. Atualmente Professor Teodoro era presidente da Universidade da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).

Com trajetória ligada à defesa da educação, Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também já foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.

O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.

Na década de 1960, José Teodoro Soares estudou em Roma e Paris. Em 1966, ingressou no curso de Ciências Políticas do Instituto de Estudos Políticos, da Universidade de Paris, onde acompanhou as manifestações de maio de 1968.

“Testemunhei um momento de grande transformação cultural na França – o movimento estudantil de maio de 1968 – , cujas ideias se espalharam pelo mundo, uma verdadeira revolução dos costumes”, afirmou Professor Teodoro, em texto biográfico publicado no site oficial do parlamentar. 

José Teodoro Soares integrou ainda a equipe que implantou o curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1970 e, no ano seguinte, participou da criação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda em 1971, ingressou no recém-criado Projeto Rondon. O parlamentar também fez parte da equipe de transição do primeiro governo Tasso Jereissati. 

Casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

AL/CE

0 comentários:

Postar um comentário