Você Repórter!

Você Repórter!

domingo, 15 de janeiro de 2017

Lei prevê multa de R$ 3 mil a ciclistas que pedalarem em grupo nas ruas e rodovias sem autorização

O ciclismo no Vale do Acaraú, bem como nas demais cidades cearenses virou febre devido a sua importante contribuição aos que gostam de cuidar da saúde e do corpo, e é hoje uma das atividades físicas com maior número de praticantes em todo o Estado. Os grupos de ciclistas aumentaram e podem ser visto pedalando no inicio das manhãs e à noite pelas ruas de Acaraú, por exemplo, além daqueles que fazem passeios maiores pegando a CE ou BR.

No entanto, é proibido realizar pedal em grupo sem pedir autorização do órgão responsável. Segundo o artigo 174, do Código de Trânsito Brasileiro, é proibida – em via pública – sem a autorização da autoridade competente, a realização de competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia. De acordo com o artigo, as penalidades são aplicáveis aos promotores e participantes do evento. A multa é de natureza grave, chegando a R$ 3 mil e, em caso de reincidência, é dobrada. 

Pedalar sozinho pela cidade, CE ou BR, sem autorização é permitido, mas muitos ciclistas afirmam que não é seguro, por isso, preferem sempre estar em grupo. Alguns atletas concordam que, para maior segurança dos grandes grupos e do trânsito, deva exigir autorização para o passeio, mas para os pequenos grupos não veem essa necessidade.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda analisa uma melhor maneira de orientar os ciclistas em relação a essa lei.

0 comentários:

Postar um comentário