Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 24 de março de 2017

STDS expõe projeto das Areninhas para Acaraú e mais 30 prefeituras municipais

Areninhas do estado seguirão o modelo das implantadas em Fortaleza
Foto: Areninha do Genibau - Fortaleza/CE
Promover e estimular uma nova dinâmica social e a integração familiar nos municípios, a partir do esporte e do lazer, são alguns dos objetivos do projeto dos Centros de Esporte para Futebol – Areninhas, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (STDS), pretende construir em parceria com as prefeituras de 31 municípios cearenses.

Na manhã desta quinta-feira, 23 de março, o titular da Pasta, Josbertini Clementino realizou reunião técnica com prefeitos e gestores públicos dessas cidades para apresentação dos critérios de seleção, prazos de adesão e valores de contrapartida de cada prefeitura para execução das Areninhas. 

“A escolha dos municípios participantes foi feita de acordo com nota técnica do IPECE e tem como base o tamanho da população de 15 a 29 anos de idade da zona urbana”, explicou Josbertini. Segundo ele, os recursos estimados à construção de cada Areninha serão entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, cabendo 80% ao Estado e 20% às prefeituras. As Areninhas serão financiadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), licitadas e construídas pela STDS, com acompanhamento do DAE (Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará). 

Conforme explicou Josbertini, as Areninhas seguirão o modelo das implantadas em Fortaleza, contemplando espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Para tanto, os terrenos, que deverão ser cedidos pelas prefeituras, terão área média de 95 m x 73 m e os campos esportivos de 85 m x 60 m, de preferência em área de várzea, mas na sede do município.
Prefeitos presentes no encontro
Foto: Blog do Tidi
“Pedimos a todos sejam ágeis no processo de adesão, cujo prazo será até o dia 23 de abril próximo”, destacou o secretário aos prefeitos presentes, lembrando que o governador tem pressa na realização desse projeto, por entender a importância social das Areninhas para as comunidades do interior cearense. “É muito importante que esses terrenos estejam desembaraçados jurídica e ambientalmente, para que evitemos atrasos na elaboração e licitação dos processos”, destacou o superindetende do DAE, Sílvio Campos.

Os 31 municípios selecionados inicialmente pelo Ipece são Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

Com Informações do
Governo do Estado do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário