Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

CAIÇARA CELEBRA SEUS 30 ANOS DE ELEVAÇÃO A CATEGORIA DE DISTRITO

Instituído pela lei estadual Nº 11.323 e sancionada pelo o então Governador do Estado do Ceará, Tasso Ribeiro Jeiressati, foi criado em 22 de maio de 1987 o Distrito de Caiçara, comemorando hoje seu 30º Aniversário. O Distrito de Caiçara conta com 21 comunidades, entre elas Preá, Cavalo Bravo, Córrego dos Anãs, Caiçara de Baixo, Paraguai e Alto Alegre.

Durante algumas semanas antecedentes a esta solene data, são promovidas ações comemorativas em alusão a este importante dia marcado no calendário municipal. As comemorações ocorreram no último sábado, 20, com uma programação intensa, com dinâmicas, provas (ciclismo, atletismo, futebol, corrida de jegue, pau de sebo, desfile para escolha do Rei e Rainha, dentre outras). O distrito de Caiçara pertence ao município de Cruz, no litoral oeste do Ceará.

A primeira denominação do distrito de Caiçara tinha nome de Boa Esperança, mas a então referida comunidade no decorrer do tempo sentiu necessidade de mudar este nome, pois o mesmo não se adequava a realidade da comunidade. Etimologicamente "Caiçara" é uma palavra de origem tupi ‘’Pau a Pique´´, significa Pau e içara quer dizer armadilha. É um tipo de proteção feitos de galhos e varas que os índios usavam em volta de suas casas ou para pescar.

Com o tempo, a palavra passou a ser usada para identificar este povo, que leva uma vida moldada pelo mais diversificado e recortado trecho litorâneo do país. No decorrer dos tempos passou a ser moradias dos habitantes de zonas litorâneas. Inicialmente designava-se se apenas a indivíduos que viviam da pesca de subsistência. Mais tarde o termo veio a designar diversos itens de cunho cultural no litoral brasileiro, Caiçara é também território litorâneo.

Caiçara é uma das comunidades mais antigas do Baixo Vale Acaraú e tem localização privilegiada, pois fica há 18km de Jericoacoara, 5km da Praia do Preá e as margens da Lagoa de Jijoca. Ressaltar a importância e coincidência, que no dia 22 de maio é comemorado o dia do Abraço, então não é a toa que o lugar é tão acolhedor e aconchegante.

Colaboração de Janailson Silveira

0 comentários:

Postar um comentário