Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Portaria do TSE pode fechar até 30 zonas eleitorais. 30ª ZE de Acaraú poderá voltar a abranger mais municípios

Estimativa do TRE-CE ainda é inicial e o número de zonas afetadas pode ser ainda maior, segundo o presidente do órgão, desembargador Abelardo Benevides. Segundo ele, medida não trará benefícios ao Estado

Portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, deve extinguir de 20 a 30 zonas eleitorais do Ceará. O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) na última terça-feira, 16, estabelece que “os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos estados” que não atendam a critérios estabelecidos de acordo com cada região.

O objetivo do corte de zonas eleitorais em todo o País seria a necessidade de enxugar gastos. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o desembargador Abelardo Benevides, porém, se a economia esperada for “somente” a da diminuição de servidores, promotores e juízes eleitorais, ela “não se justifica”. As declarações foram dadas em inauguração de mais um posto de atendimento do TRE-CE, no Shopping Del Paseo.

O número de 20 a 30 zonas é uma estimativa inicial do próprio TRE-CE de acordo com os critérios presentes na portaria. A quantidade de zonas extintas poderá ser ainda maior, mas, segundo Benevides, não deverá ser menor do que 20.

A contar do dia 16, o órgão tem 30 dias para fazer um estudo de zoneamento e apontar ao TSE quais poderão ser extintas. Ainda não há cálculo de quantos eleitores serão afetados e de quanto será a economia. O Estado tem, no total, 123 zonas.

Impactos

Fortaleza não será afetada e pode, inclusive, vir a receber mais zonas com a nova distribuição. No Interior, porém, o que vai acontecer é que algumas zonas irão abranger vários municípios pequenos, o que pode dificultar o trabalho dos promotores e juízes na organização e fiscalização de eleições, por exemplo.

30ª Zona Eleitoral

O Blog O Acaraú!, recebeu informações de que a 30ª Zona Eleitoral de Acaraú poderia voltar a englobar todos os municípios do Baixo Vale Acaraú. Atualmente a 30ª ZE abrange os municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, hoje com 79.477 eleitores.

Com Informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário