Você Repórter!

Você Repórter!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Moradores de Itarema recebem programa de saúde gratuito

Atendimento do Senar em Piquet Carneiro
Nessa sexta-feira, 28, os moradores da localidade de Córrego da Volta, no município de Itarema, no Norte do Estado, terão o dia reservado a diversos atendimentos de saúde, entre eles, serviços de prevenção do câncer ginecológico e prevenção do câncer em próstata, por meio do Programa Saúde do Homem, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de sua equipe de Promoção Social.

Moradores de outros municípios cearenses já tiveram a oportunidade de atendimento, este ano. Com Itarema, já são cinco locais atendidos pela instituição. O primeiro foi Ocara, seguido de Redenção, Mombaça e Piquet Carneiro. Ao longo do trabalho, cerca de 150 mulheres e 100 homens já foram atendidos.

De largo alcance social, o programa, iniciado em 2010 com o nome de “Útero é Vida”, beneficiou 6.445 mulheres no Ceará. Com franca adesão, o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano, em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do Senar, com dois consultórios médicos, vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem.

Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para os beneficiários ou o município parceiro, inclusive, na contratação de dois urologistas. Uma equipe do Programa de Promoção Social do Senar realiza toda a logística, oferecendo, também, um dia de beleza para mulheres, com a distribuição de kits. Na contrapartida, o município disponibiliza locais para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes.

O Acaraú! com Informações do Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário