Você Repórter!

Você Repórter!

domingo, 23 de julho de 2017

Neste domingo viva as aventuras de Itarema

Córrego da Volta é considerado um dos melhores pontos
de mergulho do Estado ( Foto: Ruver Bandeira )
O Ceará, que nem todos os cearenses conhecem, guarda tesouros naturais impressionantes e, não à toa, vem conquistando pessoas vindas de diversas partes do Brasil e do mundo. Em comum, os visitantes trazem a sede de aventura e a vontade de descobrir paraísos quase intocados.

Quem acaba de cair nas redes sociais para se tornar um sucesso de likes e objeto de desejo entre viajantes é o Balneário do Córrego da Volta, que integra a bacia litorânea de Itarema, no litoral Oeste do Estado.

Itarema faz parte da Costa do Sol Poente. A natureza exuberante está
presente em suas sete praias, além das lagoas e mangues que
atraem turistas de todo o País
No município, distante 220 quilômetros de Fortaleza, onde as praias costumavam ser a grande atração turística, o córrego, também conhecido como Lagoa Azul, foi descoberto pelos adeptos do mergulho. Não demorou para ganhar fama e novos visitantes. Para maior comodidade, a maioria fica hospedada nas pousadas e hotéis próximos à Ilha do Guajiru. "Água com tamanha transparência eu só havia encontrado em Bonito (MS). É algo que ainda não tinha visto aqui no Ceará", afirma Ruver Bandeira, um dos seis melhores fotógrafos subaquáticos do Brasil na categoria Master.

Ele explica que conheceu o lugar através da indicação de amigos. "Não fui o pioneiro, mas conferi de perto. É um lugar tranquilo, com atmosfera muito agradável e água com visibilidade incrível (mais de 10 metros)", elogia Ruver. "A temperatura também é ótima, mas quem for mergulhar precisa ter cuidado porque, em alguns pontos a profundidade pode chegar a oito metros", avisa.

As primeiras fotos que fez do local e que foram parar na Internet comprovam o potencial turístico desse pequeno paraíso que também é muito procurado por famílias em busca de divertimento nos fins de semana. O restaurante do balneário garante a estrutura para quem quer ficar o dia inteiro curtindo o banho nas águas transparentes.

Praias

Em Itarema, a ilha do Guajiru é um dos
points mais procurados para a prática
de esportes náuticos como kite
e windsurfe
Para aqueles que gostam mesmo é de ondas e de vento no rosto, Itarema oferece nada menos do que sete praias. Por lá, o visitante encontra trechos ideais para a prática do kite e do windsurfe. Como são bem próximas, Almofala, Ilha do Guajiru, Torrões, Barra, Praia dos Barcos, Sede e Patos é possível conhecer e curtir todas em pouco tempo.

Mais primitiva de todas, a Praia dos Barcos está localizada a 6 quilômetros do centro da cidade e tem um dos mais belos portos de médio porte do Ceará. Passando por lá, não deixe de conferir a pesca dos siris no mangue. Já a Ilha do Guajiru está sempre em transformação. É um paraíso para ecoturistas e amantes de esportes aquáticos.

Projeto Tamar

Praia de Almofala - Projeto Tamar
Conhecida como praia guardiã das tartarugas, Almofala é uma das mais visitadas pelos turistas que desejam conferir uma das bases do Projeto Tamar. A maioria dos animais protegidos no local pertence a populações de áreas de desovas distantes, como Suriname, Aves Island, Tortugueiro e Ilha de Ascension, na África.

Mergulho no Córrego da Volta Foto: Ruver Bandeira

Mergulhadores aproveitam a transparência para explorar as águas do
Córrego da Volta, também chamado de Lagoa Azul
Foto: Ruver Bandeira

Pier do Córrego da Volta Foto: Ruver Bandeira

Píer Submerso no Córrego da Volta Foto: Ruver Bandeira

Visão Geral do Córrego da Volta Foto: Ruver Bandeira

Praia de Itarema Foto : Ruver Bandeira
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário