Promoção Féria com Leitura da Papelix

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Conheça os 15 distritos que podem virar municípios no Ceará

Aranaú
Em andamento na Câmara dos Deputados, projeto que regulamenta a criação de novos municípios no País. O POVO Online teve acesso à lista dos distritos cearenses que podem virar municípios em breve. A criação de novas cidades estava suspensa há 22 anos. O projeto de lei complementar (PLP) 137/15, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), precisa do apoio de no mínimo 257 deputados.

No Brasil, estima-se que cerca de 200 novos municípios serão criados. Os Distritos que poderão se emancipar serão: Icaraí, atualmente distrito de Caucaia, Pajuçara, em Maracanaú, Parajuru em Beberibe, Jurema, também em Caucaia, Guanacés em Cascavel, Adrianópolis em Granja. Betania do Cruxati, Distrito pertencente a Itapipoca. Jamacaru, localizado no município de Missão Velha, na região do Cariri, Aruaru em Morada Nova, Mineirolândia em Pedra Branca, Flores no município de Russas, Pecém em São Gonçalo do Amarante.

Também figuram na lista, Almofala, que fica a 190 km da Capital, é um comunidade indígena considerada último reduto dos índios Tremembé. A localidade é uma das sedes do Projeto Tamar, instalado em 1992. A iniciativa tem como objetivo proteger a vida marinha, a Praia da Almofala é uma das mais visitada da região.

Aranaú, em Acaraú, fica a 255,1 km de Fortaleza, Aranaú é um destino turístico praiano procurado no Ceará. No local, existe uma comunidade de pescadores que vivem e trabalham no local. A Praia da Barrinha de Baixo, já é bastante visitada pelos turistas que se hospedam na Vila de Jericoacoara.

O Distrito de Juritianha, em Acaraú, que também sonha com a emancipação, não consta na lista dos municípios que poderão emancipar.

0 comentários:

Postar um comentário