Promoção Féria com Leitura da Papelix

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Duna do Pôr do Sol está menor e mais distante da Vila de Jeri

A Duna do Pôr do Sol é uma das belezas naturais mais visitadas de Jericoacoara, vila localizada no litoral do município de Jijoca de Jericoacoara. No entanto, a Duna que é um dos pontos mais procurados pelos visitantes, aos fins de tarde, onde uma concentração de pessoas acompanha o espetáculo natural diário, quando o Sol desaparece lentamente na linha do horizonte, trazendo o ocaso de mais um dia de diversão e aventura pela praia, tem chamado a atenção, pois tem diminuído de tamanho, nos últimos anos.

Moradores da vila relatam que a Duna perder muita areia, bem como tem se afastando da Vila, aos poucos. Há uns dez anos, a Duna era bem mais próxima das casas, hoje, ela está bem distante. O turista não percebe, mas acaba caminhando mais um pouco se quiser ver o espetáculo do pôr do Sol todos os dias, que continua atraindo bastante gente, do mesmo jeito e mantendo a movimentação em Jeri.

A notável migração da Duna do Pôr do Sol, na Praia de Jericoacoara, chamou a atenção de pesquisadores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas apontam que, não apenas essa duna em particular, mas outras mais próximas a ela, migram preferencialmente de leste a oeste, seguindo uma evolução natural. Por meio de imagens de satélite, entre os anos de 1975 a 2010, a análise de espaço e tempo das dunas, em 35 anos, revelou significativas mudanças em seus padrões de área, perímetro e de migração.

Ainda, segundo as informações do estudo, "essa migração foi incrementada a partir 2001, possivelmente relacionada aos impactos das ações do homem, que interagem com a dinâmica dos ventos e o aumento da temperatura média global (com tendências à maior aridez nesse setor do litoral nordestino)". O deslocamento é um processo natural, cuja dinâmica se altera em virtude da ação humana". A Geografia Física descreve as dunas como montanhas de areia criadas a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). As dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho pela ação do vento, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e, com o tempo, se formam as dunas. Elas não são necessariamente grandes. Muitas delas são bem pequenas e, por vezes, passam despercebidas.

O Acaraú via Diário do Nordeste

1 comentários: