Promoção Féria com Leitura da Papelix

sábado, 30 de março de 2019

Cartilha sobre povos é lançada no IFCE de Acaraú

O Campus de Acaraú do IFCE foi palco, na tarde da última quarta-feira, 27, do lançamento da Cartilha "Povos Tremembé e Remanescentes de Quilombo vivendo em Acaraú: Histórias de Luta por Direitos e Reconhecimento". A obra é fruto de projeto de extensão e conta com relatos de moradores das comunidades indígenas Tremembé, do município de Itarema, e dos remanescentes de Quilombo, de Acaraú.

Conforme a organizadora da Cartilha, Maria do Carmo Walbruni, assistente social do campus, um dos grandes objetivos do trabalho é socializar os costumes, crenças, valores e cultura dos povos indígenas e quilombolas da região do Vale do Acaraú e levar pessoas, especialmente da região, a tomar ciência desses povos e de como vivem. "Até porque é importante ficarmos por dentro de sua realidade e de sua importância histórico-cultural para nossa região", defendeu.

O campus de Acaraú do IFCE apresenta um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), que insere no currículo as potencialidades e a realidade dos povos indígenas e afrodescendentes. Exemplares da Cartilha serão distribuídos nas escolas regulares tanto a nível estadual como municipal, incluindo as escolas diferenciadas indígenas e comunidade quilombola, a fim de que tenham o conteúdo trabalhado de forma transversal e de resgate histórico-cultural.

O Acaraú com informações do IFCE Campus Acaraú

0 comentários:

Postar um comentário