Promoção Féria com Leitura da Papelix

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Programa Melhor em Casa completou 02 anos de atuação em Acaraú

Em Março de 2017, o Governo Municipal de Acaraú na pessoa do Prefeito Alexandre Ferreira Gomes e por meio da Secretaria de Saúde, implantou em Acaraú o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), o "Programa Melhor em Casa". O SAD completou 2 (dois) anos de implantação no município em março de 2019.

É um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Primária e em serviços de Urgências, substitutivo ou complementar à internação hospitalar. É composto por uma Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar, formada por: 01 Médico; 01 Enfermeira; 02 Técnicos de Enfermagem; 01 Assistente Social, 01 Fisioterapeuta; 01 Nutricionista; 02 Motoristas. 

Com a implantação do Programa Melhor em Casa no município de Acaraú, o paciente recebe um tratamento similar ao do hospital, com toda estrutura necessária para sua estabilidade no ambiente domiciliar. É traçada uma rotina para o cuidado ao paciente envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas. 

Durante esses 2 (dois) anos, foram acompanhados 224 pacientes no programa. Atualmente o programa tem 60 pacientes em acompanhamento. Trata-se de pacientes portadores de doenças crônicas com: dificuldade de locomoção até os serviços de saúde; usuários de sondas;  traqueostomias ou dependentes de ventilação mecânica ou oxigenioterapia; pacientes em processo de reabilitação motora ou respiratória; pacientes que precisam de curativos complexos; sequelados de AVC, pacientes com câncer em fase terminal, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário