Promoção Féria com Leitura da Papelix

sábado, 15 de junho de 2019

Com apoio de Aníbal, Duquinha e Cid, Roger Aguiar encabeça luta por revitalização do Distrito Irrigado do Baixo Acaraú


O Prefeito de Marco, Roger Aguiar tem encabeçado uma luta junto aos irrigantes da região do Baixo Acaraú, pela recuperação e revitalização do Distrito Irrigado do Baixo Acaraú (DIBAU).

O Perímetro é um importante marco na economia, não apenas do município, mas de toda a região. Devido a anos de pouca chuvas, a produção sofreu queda, e alguns irrigantes abandonaram seus lotes, deixando de produzir e ocasionando o desemprego em grandes escalas.

Agora, com as boas chuvas da região, o perímetro tem voltado a produzir, e os lotes estão em expansão. Com a recarga do Açude Paulo Sarasate, os produtores poderão contar com a garantia de pelo menos 3 anos de segurança hídrica.

Entretanto, algumas demandas preocupam quem quer investir. Sabendo disso, o prefeito, Roger tem unido forças com lideranças do estado para fortalecer o DIBAU. Roger conta com o apoio dos deputados, Duquinha a nível de estado, e Aníbal Gomes a nível de união, este que tem trânsito livre em Brasilia, e conhece como ninguém onde encontrar apoio para ajudar atender estas demandas. Além desses, reforçam a luta, os prefeitos de Acaraú, Alexandre Gomes e de Bela Cruz, Osmarzinho.

Dentre as principais preocupações, está a segurança hídrica do perímetro, que pode ser resolvido a longo prazo com a construção de novos reservatórios na bacia do Acaraú. Outra preocupação é as estradas, que estão danificadas e prejudicam o escoamento da produção. Para esse problema, Roger, Alexandre e Osmarzinho se comprometeram em colaborar com maquinas. Cada um cuidará do território do distrito que pertence a seus respectivos municipios.

Além disso, uma comissão será formada, para levar as demandas mais emergencias, e as que demandarão mais recursos para Brasilia, onde contarão com o reforço do Senador Cid Gomes para defesa do DIBAU. 

O Distrito

Ao todo, foram criados 8.334 hectares, divididos entre pequenos produtores (478 lotes), técnicos (52 lotes), outros 54 lotes empresariais, propriedades adjacentes, com área total de 304 hectares, mais 907 hectares de área de preservação ambiental. Sua estrutura é composta por uma adutora, que distribui água por 40 quilômetros de canais, e mais 111 quilômetros de tubulação de acesso aos loteamentos.

O Distrito de Irrigação Perímetro Baixo Acaraú é uma empresa privada criada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para gerenciar o projeto, mas que depende de um aporte financeiro por parte do governo federal para existir. Em seus melhores dias, o DIBAU já chegou a gerar mais de 5 mil empregos diretos, e o dobro desse número indireto.

Blog O Acaraú com informações
do Blog do Tidi











0 comentários:

Postar um comentário