sábado, 13 de junho de 2020

ITAREMA: O exemplo a não ser seguido no combate ao Covid-19 no Baixo Acaraú

Nos últimos dois dias a cidade de Itarema foi destaque negativo na imprensa cearense no combate ao Covid-19. Mesmo com o lockdown determinado por decreto pelo governador Camilo Santana, o prefeito Elizeu Monteiro através de um decreto municipal determinou a abertura de estabelecimentos comerciais indo em desencontro com o determinado pelo governo estadual.

Itarema só fica atrás de São Gonçalo do Amarante em incidência de casos confirmados de infectados pelo coronavírus superior a de Fortaleza, a cidade do estado que registrou mais ocorrências. Os dados, do Governo do Estado, constam no boletim epidemiológico semanal divulgado na última segunda-feira, 08.
A incidência em Itarema, onde o prefeito Elizeu Monteiro determinou a abertura do comércio é de 20,6 casos a cada mil habitantes, quase que o dobro da taxa de Fortaleza (10,55). Itarema fica atrás apenas de São Gonçalo do Amarante (22,46). Os números não consideram a subnotificação - pacientes que não tiveram seus nomes contabilizados por não realizarem testes.

Bela Cruz em 8° tem incidência de 14,8, Acaraú em 10° (13,23), Cruz em 13° (11,97). No Ceará a incidência de casos confirmados é de 7,6 e no Brasil é de 3,70 para cada 1.000 habitantes.
Arte: Tribuna do Ceará

2 comentários: