Jeane Batalha - Studio Pilates e Estética

Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Plasfran

Acaraú

HISTÓRICO

Bandeira do Acaraú
Acaraú é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Seus distritos são: Acaraú, Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.

Data da Criação: 31/07/1849.
Instalação: 05/12/1851.
Toponímia: Rio das Garças.
Variação Toponímica: Acaracu.
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição (Dia – 08/12).
Gentílico-Acarauense
Prefeito(a)- Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB)
Características geográficas Área - 842,884 km²
População - 54.257 hab. est. IBGE/2008
Densidade - 61,1 hab./km²
Altitude - 7 metros
Clima - Semi-árido Fuso horário - UTC-3
Estado - Ceará
Mesorregião - Noroeste Cearense IBGE/2008
Microrregião - Litoral de Camocim e Acaraú IBGE/2008
Municípios limítrofes-Cruz,Bela Cruz, Amontada, Morrinhos, Marco e Itarema
Distância até a capital -253 quilômetros

HISTÓRIA

Brasão de Acaraú
Município a ocupar regular extensão do litoral Nordeste do Estado, consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. Seu nome se insere nos mapas seiscentistas, com a denominação de Barra do Caracu e a servir de ancoradouro nas referências costeiras. Nessa Barra atracavam, além dos navios regularmente em movimento, os chamados navios piratas, oportunidade em que eram realizadas as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo.

Mais: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/acarau.pdf

EVOLUÇÃO POLITICA

Vem dos apagares do Século XVII, quando por Provisão de 21 de setembro de 1799, elevou-se o povoado à categoria de Distrito. Essa situação permaneceu durante quase século e meio, quando por força da Lei nº 150, de 22 de setembro de 1838, deu-se a supressão e o consequente retorno à condição anterior. Quatro anos após e por força da Lei nº 253, de 19 de setembro de 1842, deu-se em definitivo a sua restauração. Sua elevação à categoria de Vila, com o Distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. O título de Cidade, já com a denominação atual, ocorreu segundo Lei nº 2.029, de 5 de setembro de 1882.

IGREJA

Antiga Missão dos Tremembés – Instituída segundo Provisão de 12 de setembro de 1766 e posteriormente transformada em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Almofala. Diante desse remanescente histórico e de acordo com o decreto geral de 5 de setembro de 1832, a precedente Freguesia emigrou para a nova sede, instalando-se na povoação da Barra do Acaraú. Essa situação, no entanto, logo se modificou, quando por força da Lei nº 139, de 10 de setembro de 1838, institui-se em Freguesia a capela de Santana, subordinada à matriz de Sobral e a manter a denominação de Freguesia de Nossa Senhora de Santana. Com o advento Lei nº 283, de 15 de dezembro de 1842, reverte-se o quadro anterior, modificando novamente a Freguesia. Retornou, então, à Barra do Acaraú, com a denominação alterada para Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Acaraú, local onde posteriormente seria transformada em Paróquia e edificada a Igreja-Matriz.

ATRATIVOS MATURAIS
Praia da Barrinha de Baixo
PRAIAS: Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
AÇUDES: Piranhas, Bailarina, Chara, Bal.
RIO ACARAÚ: com o curso de 320 km, nasce na Serra do Machado, em Monsenhor Tabosa, e lança-se no oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 km² e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz, entre outras.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Acara%C3%BA#Hist.C3.B3ria

Acaraú é espetacular...

...e esconde seus encantos nas margens do rio, que abastece a cidade com recursos hídricos e sonhos. Um município agraciado com praias, sertão e um rio, com abundância de água e sorrisos, é uma raridade neste cenário árido.

As praias de Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado, Volta do Rio e Coroa Grande compõem este cenário deslumbrante, que chama atenção pela simplicidade. A foz do rio Acaraú tem uma beleza singular, pois além de um belo mangue conta também com um carnaubal, que é um Parque Ecológico Municipal.

A parte do município que se situa no sertão tem características bem diferenciadas do litoral, a caatinga é a vegetação predominante, mas o rio Acaraú está presente trazendo água para a região sertaneja. Antigamente Acaraú era denominado de Barra do Caracu, local utilizado como porto, mas os piratas também atracavam em busca de trocar suas mercadorias contrabandeadas.

Deste porto surgiu uma vila que aos poucos foi se desenvolvendo até no ano de 1882, quando foi elevada a cidade.

Se você quer conhecer este pedacinho do paraíso localizado a 255 km de Fortaleza, siga pelas rodovias CE-085 e BR-222. A estrutura turística conta com pousadas, restaurante e barracas de praia, todas em bom estado de conservação.