Papelix

ANUNCIE NO BLOG O ACARAÚ

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Moradores cobram delegacia em Jericoacoara

Os seguidos crimes em Jericoacoara, na cidade de Jijoca,a 287 km de Fortaleza, parecem não ter afetado o interesse pela praia do Ceará mais famosa internacionalmente. Para a virada do ano, são esperados 12 mil turistas, mais de 3 vezes a população da vila (de 3.500 pessoas), segundo o presidente do Conselho Comunitário, Elenildo Silva. O mais recente reforça a cobrança por uma delegacia na praia.

Com a denúncia de que uma turista alemã havia sido estuprada e assaltada no último sábado, 26, Elenildo arrisca que os turistas ainda não se sentem preocupados. Entretanto, os moradores sentem na pele a dor do que ocorre em sua terra.

“Jericoacoara infelizmente não é a mesma de 20 anos atrás. A gente saía de casa de madrugada, passeava pela duna do pôr do sol. Quando aconteceu esse negócio (o estupro de uma turista alemã), foi bem atrás da duna. O pessoal tem que tomar cuidado aqui, e em qualquer canto”, enfatizou.

O que a população pede é a criação de uma delegacia na localidade. Elenildo até chegou a pleitear a instalação, mas sempre foi “desiludido”. Segundo ele, havia sempre a desculpa de que é necessário preencher alguns requisitos – como o número de habitantes – para o benefício.

“Depois desses crimes, acho que é obrigação do Governo do Estado. A pessoa que foi estuprada ter que viajar 200 quilômetros para registrar um BO? Aqui é muito visitado, tem muito investimento, mas o governo maltrata muito Jeri. A delegacia de Jijoca só funciona até quinta-feira. Depois, se acontecer alguma coisa, a gente te que se virar”.

Policiamento insuficiente

Com a festa de Réveillon se aproximando, o número de policiais em Jericoacoara é reforçado. Antes com apenas 12 PMs, a quantidade vai para mais de 20, de acordo com o presidente do Conselho Comunitário.

Entretanto, o problema não seria o número, mas a forma de patrulhamento. Os moradores avistam policiais apenas dentro dos carros, percorrendo as dunas. “Não tem policiamento a pé. Quando tem algum furto, eles não consegue ver, porque estão dentro dos veículos”, critica.

Em contato com a Polícia Militar, em nota, foi informado que o policiamento da praia de Jericoacoara, bem como demais localidades onde ocorrerão eventos festivos alusivos ao Réveillon, receberá reforço conforme análise de necessidade dos comandantes.

Com Informações da Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário