Você Repórter!

Você Repórter!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Produtos de caju feitos pelos moradores deverão ser inseridos na merenda escolar de Itarema

Cajueiro Encarnado/Itarema
O cajueiro é uma árvore forte; assim como fortes são essas comunidades”, disse, emocionado, Francisco Carvalho, secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, durante a entrega de mais uma Unidade Familiar de Beneficiamento de Castanha e Pedúnculo do Caju, na comunidade Córrego dos Tanques/Torém, em Itapipoca.

O sonho, iniciado em uma conversa na sombra de um cajueiro no local que hoje abriga a unidade, agora transforma a realidade de várias famílias. A minifábrica recém-inaugurada no dia 21/12, em Torém, junta-se às 11 já entregues e que possuem estrutura e maquinários ideais para a fabricação de produtos derivados do caju.

No mesmo dia da inauguração da unidade de Torém, a equipe da Secitece realizou visitas em duas unidades de beneficiamento já consolidadas nos municípios de Itapipoca e Itarema. Na comunidade Cajueiro Encarnado, no município de Itarema, os produtos feitos pelos moradores deverão ser inseridos na merenda escolar, por meio de parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

“Não tenho como colocar em palavras o que o projeto Intercaju significa para nossa comunidade. Ver as pessoas trabalhando aqui, envolvidas com a fabricação de todos os produtos, já demonstra tudo! Hoje conseguimos ter uma renda familiar boa até com uma safra ruim”, declara Berg Ferreira, de 24 anos, tesoureiro da "minifábrica" e um dos produtores da unidade de Cajueiro Encarnado/Itarema.

A Unidade Familiar de Beneficiamento de Castanha e Pedúnculo do Caju em Cajueiro Encarnado fabrica cajuína, suco integral, polpa, mel, licor e doces nas variações tradicional, em calda e em pasta. 

Ao todo, o projeto Intercaju beneficia mais de 1500 moradores de comunidades dos Vales do Curu e Aracatiaçu, no Ceará. A iniciativa estimula a transferência de tecnologia entre os diversos elos das cadeias do caju e da apicultura, contribuindo para o aumento de renda e melhoria da qualidade de vida de produtores em 13 comunidades nos municípios de Amontada, Barreira, Bela Cruz, Cruz, Itapipoca, Itarema, Trairi e Tururu.

Com Informações do Governo do Estado do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário