11Bets+

Papelix

Pesquisar no blog

Você Repórter!

Você Repórter!

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Área Pastoral de Caiçara é elevada a Paróquia


O Distrito de Caiçara em Cruz, viveu um dia histórico neste domingo, 12/11, data em que a Área Pastoral de Caiçara foi elevada a Paróquia São Francisco de Assis de Caiçara e Preá, tendo como primeiro pároco o Pe. Manoel Gilson Silva Paiva. A Igreja de São Francisco, da Vila de Caiçara, foi construída em 1880.

A primeira Igreja foi construída com taipa e forquilha amarradas de cipó e coberta com telhas que foram transportadas de uma comunidade vizinha chamada Lagoa dos Monteiros a Caiçara, pelos próprios moradores que trouxeram nos braços, devido a dificuldade com transporte na época.

O primeiro celebrante foi o padre José Arteiro Feijão, que vinha de Sobral a Caiçara a cavalo. A primeira reforma aconteceu em 1914 quando recebeu uma nova estrutura, agora de tijolos, quando concluída foi inaugurada em 15 de novembro de 1914. A segunda reforma foi realizada em 1994, quando a Igreja também foi ampliada e recebeu piso de cerâmica e teve a sua frete mudada para o lado do Nascente.

Uma terceira reforma está em curso, nesta tendo em vista a ampliação da Matriz, a antiga Capela foi totalmente demolida e está sendo reconstruída com uma nova estrutura. Foi iniciada na Administração do Pe. Marcone Martins e continuada pelo atual administrador. Inicialmente, a Capela de São Francisco, pertenceu à Paróquia de Acaraú e era assistida pelo Mons. Sabino.

Em 1958, com a Ereção da Paróquia de Cruz, passou a pertencer à Nova Paróquia, sendo assistida por Monsenhor Edson Magalhães e, posteriormente, por Cônego Manoel Valdery da Rocha que permaneceu até a criação da Paróquia de Santa Luzia, em Jijoca de Jericoacoara, em 1987.

A Comunidade de Caiçara sempre cultuou uma religiosidade muito forte. A fé de seu povo justifica porque Caiçara celebra a Festa de São Francisco como sendo uma das maiores festa religiosa da região, quando recebe devotos das mais longínquas cidades. Seus filhos ausentes sempre aproveitam a ocasião dos festejos para visitarem a sua terra natal, amigos e familiares. A Tradicional Festa da Vila de Caiçara é celebrada no mês de setembro.

Foto: Iranildo Alves

0 comentários:

Postar um comentário